Visite a Casa Firjan

Para entrar na Casa Firjan, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia contra a Covid-19. 

Horário de Visitação

Terça a sábados: 10h às 18h
Domingos e feriados: 12h às 18h

Entrada Gratuita

Acesso: Rua Guilhermina Guinle, 211

 

O mundo não para de se transformar, a gente também não. Em breve, a Casa Firjan que você já conhece, maior e ainda mais conectada com o futuro.


Inaugurada em agosto de 2018, a Casa Firjan é uma unidade da Firjan com foco em Inovação e Nova Economia, pensada para ser uma unidade conectada ao futuro e às novas tendências, e um palco de pensamento e ideias. É nesse contexto que entregamos reflexões e propostas para melhorar o ambiente de inovação do estado do Rio de Janeiro e conhecimento para fortalecer profissionais e líderes.

Passados três anos de Casa Firjan, podemos notar a sua consolidação no cenário do Rio de Janeiro, com uma programação intensa e relevante puxada por formatos proprietários dos seus diversos programas. Foram mais 5.600 pessoas capacitadas em 149 turmas oferecidas, mais de 1.300 usuários do nosso Fab Lab, mais de 245.000 visitantes e 475.000 usuários do nosso conteúdo online.

Agora, percebemos a necessidade de ampliar nossa capacidade e atender ainda melhor o nosso público. Assim, surgiu o projeto da expansão, que integra a estrutura original com um novo espaço, fruto da recuperação do prédio na rua Guilhermina Guinle, 207. A sua Casa Firjan vai ganhar estruturas mais modernas, acolhedoras e integradas ao ambiente do bairro.

1. O que está sendo construído no local?
Anexo à Casa Firjan, o local será transformado em um espaço que vem para somar atividades que visam atender demandas de qualificação, formação e experimentação no setor de inovação. O projeto do complexo prevê a construção de dois novos blocos (com 2 e 3 andares) e a restauração do prédio tombado, todos interligados e com acesso pela entrada atual da Casa Firjan, na Rua Guilhermina Guinle, 211. A obra acrescentará um novo auditório, salas de aula, Fab Lab, ambientes de cocriação para ampliação dos portfólios de cursos, Cultura Maker e capacitação de líderes empresariais e educadores. A inovação e sustentabilidade são marcas do projeto, com o uso de sistemas de refrigeração e iluminação de baixo consumo de energia, telhado verde e reúso de água pluvial no sistema de descarga e irrigação. Todas as intervenções do projeto respeitam a legislação vigente.

2. Quais as atividades serão oferecidas no novo espaço da Casa Firjan?
O Projeto Expansão Casa Firjan terá a função de ampliar a oferta dos produtos da Casa Firjan, oferecendo cursos da Firjan SENAI, formação para empreendedores e profissionais, tecnologia e informação, e um espaço para os empresários debaterem questões relevantes da indústria fluminense. Além disso, o espaço servirá como local para a capacitação de educadores da educação básica da Firjan SESI. A expansão será composta por espaços versáteis e multiuso, que serão utilizados para atividades diversas, como cursos e reuniões. Um novo auditório comportará 80 pessoas em eventos próprios e de parceiros. Será construído no espaço o novo Fab Lab da Casa Firjan, que passará a oferecer uma ampliada gama de atividades em novas salas e com novos equipamentos, como bio lab, lab de usabilidade, lab de foto e vídeo, entre outros. Com a transferência de algumas atividades para a expansão, a Casa Firjan irá ampliar a quantidade de salas de aulas disponíveis e, assim, aumentar e diversificar o portfólio de cursos, fortalecendo a criatividade, inovação e formação profissional para a indústria.

3. Após a inauguração, a expansão será aberta para a visitação do público?
Assim como no prédio da Casa Firjan, o acesso será permitido mediante credenciamento para a participação nas ações que ocorrerão no espaço.

4. O prédio é tombado? O que será feito para garantir a preservação?
Apenas a parte central do prédio possui a fachada e os telhados tombados, do tipo preservação (que prioriza a volumetria de um conjunto arquitetônico), sob responsabilidade do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH. Devido ao estado avançado de deterioração do imóvel, o telhado será refeito e os muxarabis (fechamento em forma de treliça, feito de madeira) serão refeitos conforme suas características originas, preservando sua história e a arquitetura marcante. As demais partes, que não apresentam elementos de valor histórico, serão substituídas por uma construção moderna e sustentável.

5. Quanto tempo as obras irão durar?
As obras começaram em novembro de 2021, com previsão de término em dezembro de 2022. Respeitando a Lei do Silêncio, as atividades começarão às 8h e terminarão às 17h30. Ocasionalmente, haverá obras aos fins de semana.

6. A Casa Firjan irá ficar fechada nesse período?
Não. Algumas atividades estarão temporariamente suspensas e a visitação aos jardins permanecerá aberta e gratuita ao público.

7. Se houver um problema no prédio decorrente da obra, o que o morador deve fazer?
Se o morador achar que um problema em sua residência possa ter ocorrido por causa da obra deve entrar em contato com o SAC da Firjan.
Obra Casa Firjan