A formação continuada de educadores e os desafios da educação

É preciso uma educação verdadeiramente transformadora e conectada com o nosso tempo

em 06/02/2024

 A formação continuada de educadores e os desafios da educação

Por Debbie Noble*

A educação sozinha não muda a sociedade. Sem ela tampouco a sociedade muda

                                                                    - Paulo Freire

A recente divulgação dos resultados do PISA – o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que a cada 2 anos avalia o desempenho dos estudantes na faixa etária de 15 anos em matemática, leitura e ciências ao redor do mundo – coloca especialistas e leigos em alerta para os desafios da educação básica. No entanto, sabemos que, para além da comoção que os indicadores geram no grande público, há tantos desafios diários que, muitas vezes, os profissionais da educação que estão no dia a dia das escolas precisam escolher quais deles enfrentar.

Como especialistas em educação, também não conseguimos nos debruçar sobre todas as temáticas, e, por isso, precisamos escolher para onde direcionaremos nosso foco diante dos desafios que a educação nos apresenta. Mas quais são os principais desafios que os professores estão enfrentando em suas rotinas de sala de aula e como podemos auxiliar no tratamento a eles?

Em nosso trabalho nos cursos de formação continuada para docentes da Firjan SESI/Casa Firjan, temos questionado aos educadores participantes das formações sobre esses principais desafios, buscando colher pistas de como podemos, cada vez mais, oferecer soluções para contribuir com uma educação verdadeiramente transformadora e conectada com nosso tempo.

Saiba mais sobre o portfólio Firjan SESI para Educadores da Casa Firjan.

Assim, podemos falar em 4 dimensões dos desafios que afetam os professores da educação básica: a falta de engajamento dos estudantes; o excesso de burocracias e consequente falta de tempo de organização e planejamento; a escassez ou dificuldade de acesso a recursos e materiais; e a dificuldade com novas tecnologias ou metodologias.

Nesse sentido, nossas ações buscam dar tratamento a essas questões pela via da formação docente com temáticas variadas, destacadas em 4 eixos temáticos que conversam diretamente com os desafios enfrentados pelos educadores do mundo atual: Metodologias Ativas; Transformação Digital; Diversidade & Inclusão; e Competências STEAM.

Além disso, nos preocupamos em proporcionar um espaço acolhedor ao pensamento divergente, possibilitando o debate entre pares e a construção de soluções de forma conjunta nas dinâmicas de sala de aula, que sempre são orientadas por tópicos relevantes para o momento atual. Com isso, objetivamos que os educadores se sintam capacitados e engajados a levarem os aprendizados dos cursos para dentro de suas instituições de ensino e salas de aula, impactando seus alunos.

Segundo Marli André defende em seu livro Práticas Inovadoras na Formação de Professores, para que a ação docente seja efetiva, ela tem que possibilitar uma aprendizagem significativa e que alcance a maioria dos alunos, para que eles se desenvolvam e se apropriem "dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessárias para se tornarem cidadãos críticos e criativos” (2016, p. 19).

É imprescindível aqui trazer a ideia de Michael Fullan em O significado da mudança educacional, o qual acredita que, para realizar verdadeiras mudanças na educação, é preciso mudar as culturas das escolas e de suas salas de aula. Nesse sentido, entendemos que um professor sozinho não opera uma mudança profunda na cultura escolar, e nem podemos colocar sobre ele o peso dessa mudança. Mas não podemos esquecer do grande impacto que ele gera em suas turmas de estudantes, especialmente quando munido dos saberes e das tecnologias apropriadas para isso.

Diante disso, podemos dizer que um bom foco para um portfólio de cursos de formação continuada é escutar este profissional, auxiliando-o a refletir sobre sua prática e seu contexto de forma crítica e a prototipar possibilidades de ações para melhorias, inovações e mudanças possíveis. Diante de tantos desafios da educação, a formação continuada é um caminho de apoio à prática profissional e de acolhimento ao educador.

*Debbie Noble é educadora e especialista em Conteúdo e Inovação na Casa Firjan. Encontre-a no LinkedIn.

Debbie participou do Encontro de Educadores do Século XXI, evento realizado pela Casa Firjan, que reuniu especialistas nacionais e internacionais em 30 horas de palestras e debates sobre o futuro da educação. Para acessar as palestras e painéis, clique em seminários ou assista no canal da Firjan SESI no Youtube