Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis 2020 reúne especialistas do Brasil e do mundo

Com palestras gratuitas, evento on-line acontece de 24 a 27 de novembro para debater gestão, inovação, produtividade e futuro

20/10/2020

Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis 2020 reúne especialistas do Brasil e do mundo Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis 2020 reúne especialistas do Brasil e do mundo

Está chegando. Um dos momentos mais aguardados do ano na Casa Firjan vem com força máxima em 2020. De 24 a 27 de novembro, o Summit Firjan IEL e o Festival Futuros Possíveis chegam em sua terceira edição e se unem em um evento para debater grandes temas que prometem impactar a vida de líderes e profissionais a curto e longo prazo.



Durante quatro dias, pensadores e gestores do Brasil e do mundo falarão sobre temas como liderança adaptável para o futuro, inovação, hiperdigitalização e modelo mental para uma gestão de produtividade. A ideia é unir discussões que apoiem as lideranças na busca dos melhores caminhos para se manterem atualizadas no mercado — pauta do Summit Firjan IEL — com os desafios do futuro e reflexões sobre os cenários de transformação — foco do Festival Futuros Possíveis.



“A proposta da junção Summit Firjan IEL + Futuros Possíveis 2020 é engajar o público em uma narrativa instigante que começa nos desafios e tendências já presentes no hoje – os chamados sinais fortes – e termina nas provocações sobre os futuros possíveis baseados em tendências ainda preliminares e não amplamente difundidas – os chamados sinais fracos”, explica Maria Isabel Oschery, gerente de conteúdo da Casa Firjan.



O Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis reúne palestrantes de diversas nacionalidades e formação variada. Nos 3 primeiros dias, a programação de palestras e paineis será totalmente gratuita. Já no último dia, para aqueles que quiserem se aprofundar em algumas temáticas, as oficinas pagas terão um número limitado de participantes para promover troca entre alunos e docentes.



A programação será dividida em quatro grandes temáticas:



24/11, Dia 1  – Liderança para o futuro



25/11, Dia 2 – Estudos de futuro



26/11, Dia 3 – O futuro é adaptável?



27/11, Dia 4 – Oficinas 



INSCREVA-SE



Cone de futuros

Um dos conceitos por trás da narrativa do evento ano está no teoria do Cone de Futuros, de Joseph Voros. Conforme Maria Isabel Oschery, o cone, utilizado nas duas primeiras edições do Festival Futuros Possíveis, passa a mensagem fundamental de que não existe ‘O Futuro’, mas sim variadas possibilidades de futuros. “Na representação do cone deitado, sua ponta representa o presente. A medida que nos distanciamos deste ponto presente, avançamos para os futuros cada vez mais distantes e expandimos a área de possibilidades destes futuros – representado pela base larga do cone. Dentro dos Futuros Possíveis, existem os futuros plausíveis, prováveis e preferidos”, esclarece.