Posto de vacinação contra a Covid-19 na Casa Firjan será reaberto na próxima semana

Aplicação da vacina acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

06/01/2022

Posto de vacinação contra a Covid-19 na Casa Firjan será reaberto na próxima semana Posto de vacinação contra a Covid-19 na Casa Firjan será reaberto na próxima semana

[ATUALIZAÇÃO] A vacinação na Casa Firjan foi encerrada no dia 11/3


Na próxima segunda-feira, 10 de janeiro, a Casa Firjan reabre seu posto de vacinação. A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio foi retomada devido à previsão de aumento da procura dos postos para a imunização de crianças de 5 a 11 anos, prevista para começar em 17 de janeiro, e a aplicação da terceira dose da vacina. O movimento nos postos já vem crescendo após o período de festas de fim de ano.


A vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com acesso pela Rua Dona Mariana, 19, em Botafogo. Toda a operação é executada por funcionários do Centro Municipal de Saúde Dom Helder Câmara, no mesmo bairro. A Firjan cede o espaço e a estrutura.


Desde março de 2021, foram aplicadas 134 mil doses na Casa Firjan. A desmobilização do posto, no último dia 22 de dezembro, partiu de uma orientação da SMS, já que, naquele mês, os Centros Municipais de Saúde absorviam a demanda de vacina contra o coronavírus e a gripe.


“Para nós, faz todo sentido abrir novamente a Casa Firjan para apoiar a vacinação das crianças a partir de 5 anos. Ano passado, os resultados foram excelentes: mais de 130 mil doses aplicadas, de março a dezembro. É simbólico a imunização ser feita neste ambiente que pensa a inovação e reflete o futuro”, ressalta Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan. Desde o início, a federação apostou que não haveria futuro sem a vacina e percebe hoje os reflexos da grande mobilização em prol da ciência.

Visitas aos finais de semana

A visitação aos jardins, que estavam abertos a semana inteira, agora volta a ser restrita aos fins de semana, entre 10h e 18h, no sábado; e das 12h às 18h, no domingo, com acesso pela Rua Guilhermina Guinle, 211. Entrar na Casa, no entanto, não será permitido, pois o espaço foi cedido à Secretaria Municipal de Saúde para a vacinação.


O cronograma de exposições da Casa prevê uma mostra digital no primeiro trimestre de 2022. Mas a realização, no entanto, dependerá da pandemia, já que há necessidade de controlar o fluxo de pessoas circulando no local.