Educar para Transformar - Uma jornada pela educação

Experimentação marcou a mostra que esteve em cartaz na Casa Firjan

05/09/2021

Educar para Transformar  - Uma jornada pela educação

Robôs, games, simuladores, realidade aumentada, protótipos com design de fabricação digital, entre outros itens criativos e interativos, marcaram a mostra “Educar para Transformar”, que esteve em cartaz de dezembro de 2019 a março de 2020 na Casa Firjan oferecendo uma imersão pelas metodologias de ensino da Firjan SESI e Firjan SENAI e suas aplicações.

Na primeira parte, que trata da educação básica, o visitante pode interagir com vários jogos de raciocínio, do SESI Matemática, e entrar em contato com “projetos maker”, que revelam os pilares da metodologia das escolas Firjan SESI, de estímulo à experimentação, à colaboração, ao desenvolvimento de competências e à cultura do “faça você mesmo”. 

Em seguida, na etapa de formação profissional, equipamentos interativos, como um simulador de solda e uma tela de gamificação, mostraram como a tecnologia está presente na formação profissional. Foram apresentados os itinerários formativos dos 21 cursos técnicos oferecidos atualmente pela Firjan SENAI, entre eles construção naval, multimídia, produção em moda e petroquímica. E ainda era possível ver numa linha do tempo a história do SENAI e toda a sua relação com o desenvolvimento da indústria brasileira. 

Por fim, é possível presenciar a inovação na prática com os Projetos Integradores, desenvolvidos por alunos da educação profissional da Firjan SENAI, nos FabLabs, os laboratórios de fabricação digital que integram a rede. Criações inovadoras, que respondem a desafios da indústria, das empresas e da sociedade. 

“A exposição é uma oportunidade de mostrar um pouco o trabalho que a gente faz na Firjan SENAI SESI, desenvolvendo uma educação inovadora, alinhada com as tendências do futuro, do século 21. A gente vem trabalhando numa visão de educação que associa formação humana e tecnológica, empreendedora e com foco em inovação. Isso perpassa todas as etapas, desde a educação infantil até a formação profissional”, explica Regina Malta, gerente geral de educação da Firjan.