Casa Firjan lança Conecta Lab - Aceleradora Firjan IEL

Com inscrições abertas até 29 de abril, o edital tem foco em startups maduras com soluções dentro dos temas Indústria 4.0 e Sustentabilidade

08/03/2024

Casa Firjan lança Conecta Lab - Aceleradora Firjan IEL Foto: Paula Johas

Startups maduras, que tenham produtos ou serviços em comercialização para oferecer a empresas de pequeno e médio porte do estado do Rio, vão receber um empurrãozinho para o sucesso. A Casa Firjan lançou nessa quinta-feira (8/3), o Conecta Lab - Aceleradora Firjan IEL, focado em aceleração de startups que desenvolvem soluções dentro dos temas Indústria 4.0 e Sustentabilidade.

"A gente tem muita responsabilidade de pensar como fazer o Rio de Janeiro um estado cada vez mais inovador. Sabemos das capacidades do Rio, das nossas universidades, do nosso número de mestres e doutores que a gente forma aqui, mas a há um gap importante entre essa capacidade intelectual e o resultado disso em empresas que inovam, considerando patentes e nota fiscal no final dessa cadeia”, disse Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan.

Os indicadores da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que aferem a propensão à inovação do setor industrial brasileiro, apontam como principais obstáculos os altos custos (80,8%), a falta de pessoal qualificado na empresa (54,6%) e riscos econômicos excessivos (49,5%). “Nesse contexto, entendemos como fundamental que a Casa Firjan exerça esse papel de conectar pontas, oferecendo nossos ativos para a promoção de um ambiente de autossustentabilidade no nosso estado”, disse Marcos Oliveira, especialista de Ambientes de Inovação da Casa Firjan.

Ao todo, 10 startups serão selecionadas para receber qualificação, gestão, apoio no acesso ao mercado e relacionamento com a indústria, gratuitamente. O anúncio do edital, com inscrições abertas até 29 de abril, foi feito dentro do Meet Up #1, o primeiro de nove encontros dedicados a fomentar o networking e ampliar as possibilidades de conexão entre agentes do ecossistema de inovação do estado do Rio de Janeiro, como startups, indústrias, investidores e empreendedores.

Alexandre Barros, head de Open Innovation na WEG, foi o convidado do dia para dialogar com o público sobre “O Poder da Inovação Aberta na WEG: conexão entre startups e indústria”. A empresa brasileira, referência mundial em tecnologia e com faturamento líquido de R$29,9 bilhões no ano de 2022, entende que o maior desafio para quem quer inovar é ganhar velocidade. “Muita coisa mudou, a gente precisa ganhar velocidade, ter processos e conexão com o ecossistema. Não vamos saber tudo na vida, por isso é importante ter amigos e amigas que saibam”, finalizou Barros.

Conheça o edital e inscreva-se no Conecta Lab.