Casa Firjan convida comunidade maker para o Arduino Day 2020

Candidatos poderão ministrar oficina e expor projetos

14/02/2020

Casa Firjan convida comunidade maker para o Arduino Day 2020 Casa Firjan convida comunidade maker para o Arduino Day 2020

Inscreva seu projeto no Arduino Day, na Casa Firjan


Você já desenvolveu algum projeto com arduino? Gostou do resultado e da aplicação prática? Pois saiba que será possível divulgar a sua invenção
 — e de quebra compartilhar experiência com outros desenvolvedores no Arduino Day 2020. O evento ocorre no sábado, 21 de março, na Casa Firjan, e faz parte de uma iniciativa mundial que acontece simultaneamente em mais de 20 países.



Interessados em fazer parte da programação poderão expor seus projetos, palestrar ou até mesmo ministrar alguma oficina relacionada ao tema. Conforme o instrutor e responsável pelo Fab Lab da Casa Firjan, Felipe Laranja, estão convidados a se inscrever pessoas da comunidade maker que utilizam arduino para projetos profissionais ou experimentais.



“Serão aceitos criações resultantes de startups e até mesmo trabalhos escolares. Todas as experiências são bem-vindas desde que o participante tenha concluído o projeto físico e queira compartilhar os desafios e soluções práticas da criação”, explica.



As inscrições seguem até 2 de março e podem ser feitas por meio deste link. Os selecionados serão divulgados a partir de 6 de março. Todas as oficinas acontecem no Fab Lab da Casa Firjan, espaço de educação e inovação que utiliza tecnologias digitais para criar protótipos e projetos.



Conectar pessoas
Na visão do instrutor do Fab Lab, Felipe Laranja, o Arduino Day é um evento criado para conectar pessoas e estimular a iniciativa maker. “Quem são as pessoas no Rio que trabalham com arduino e investem na cultura maker e na pegada de pensar, criar e resolver? O Arduino Day, portanto, vem com esse objetivo: compartilhar experiências e variações de uso do arduino, que é o grande precursor da cultura maker”, finaliza.



Sobre o arduino
Arduino é uma placa de controle e prototipagem eletrônica que pode ser programada para interagir com sensores. Criado na cidade de Ivrea, na Itália, em 2005, a placa tem código aberto e visa oferecer ferramentas adaptáveis e de baixo custo para a criação de projetos. Conforme o responsável pelo Fab Lab da Casa Firjan, Felipe Laranja, trata-se de um sistema acessível e de fácil aprendizado. "Não é necessário ter uma formação específica para aprender a trabalhar com arduino. O conhecimento é muito difundido. Basta digitar no Youtube como fazer projeto x com arduino. Possivelmente alguém já fez e compartilhou. É uma grande comunidade”, complementa.



Mais informações sobre o Arduino Day podem ser obtidas através do endereço https://day.arduino.cc/