Mapeamento da Indústria Criativa 2022

Levantamento da Firjan mostra como a pandemia impactou a área criativa em todos os estados do país

em 05/07/2022

Mapeamento da Indústria Criativa 2022 Mapeamento da Indústria Criativa 2022

As transformações no mundo dos negócios e nas relações de trabalho e consumo tornam os profissionais criativos um radar para todas as indústrias, apontando novos rumos, cenários e tendências que geram valor para a sociedade e para as empresas. A pandemia da Covid-19 afetou diretamente a área criativa em todo o Brasil e o retrato desse impacto pode, agora, ser visualizado no Mapeamento da Indústria Criativa de 2022.

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Muito mais que um anuário estatístico, a nova edição analisou mais detalhadamente a dinâmica em cinco estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Amazonas e Rio Grande do Sul) e cobre o período entre 2017 e 2020, anos marcados por profundas incertezas.

Apesar da crise, o estudo mostra que a participação do PIB Criativo no total do PIB brasileiro aumentou ainda mais, passando de 2,61% em 2017 para 2,91% em 2020 e totalizando R$ 217,4 bilhões. Áreas como Tecnologia e Consumo puxaram o avanço. Cultura e Mídia, entretanto, caíram consideravelmente, o que demonstra a complexidade e heterogeneidade da Indústria Criativa.

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Organizado pela Firjan desde 2008, o levantamento tem como base dados oficiais do Ministério do Trabalho e Previdência e acompanha o desenvolvimento da área criativa, verificando sua representatividade, evolução e perspectivas de futuro no curto e médio prazo.

“Este estudo serve para conhecermos mais o setor da Indústria Criativa, estimular políticas públicas específicas e orientadas para cada setor, além de ajudar a definir estratégias de negócio para as áreas”, explica Julia Zardo, gerente de ambientes de inovação da Firjan.