Diálogos de Adaptabilidade - Ecossistema digital para alavancar empreendimentos no contexto da Covid

Ecossistemas digitais que integram diferentes atores podem ajudar empresas na busca por ferramentas, recursos e parcerias

em 06/11/2020

A Gerência de Ambientes de Inovação da Firjan promoveu no dia 5 de novembro de 2020 um encontro para debater sobre como novos ecossistemas digitais podem apoiar empresas a encontrarem ferramentas, recursos e parcerias para se adaptarem ao contexto de pandemia.

Participaram da discussão Joana Siqueira, coordenadora de Pesquisas Institucionais da Firjan, Augusto Lins, presidente da Stone, Eduardo Avila, diretor executivo da Revolusolar e Rita Afonso, professora da UFRJ na Faculdade de Administração e representante da Mana Mano.

O evento apresentou diferentes casos de organizações que estão utilizando ferramentas digitais em suas atividades gerando impacto em suas iniciativas e no desenvolvimento econômico no estado do Rio de Janeiro. Os palestrantes destacaram a importância de todas as pessoas e empresas terem acesso à internet mais barata e à energia elétrica sem interrupções. Outro fator fundamental de apoio aos empreendedores são as redes locais construídas e fomentadas por meio de ferramentas digitais.

Para este novo contexto, a mão de obra também precisa ser requalificada, pois há um déficit de profissionais em determinadas áreas. Há 200 mil vagas sendo criadas em setores mais vinculados à alta tecnologia e não há um plano para efetivamente requalificar a força produtiva, o que poderia gerar renda, salários e desenvolvimento econômico para o país.

BAIXE A SÍNTESE DO ENCONTRO

Convidados:
Augusto Lins | Presidente da Stone
Eduardo Avila | Diretor executivo da Revolusolar
Joana Siqueira | Coordenadora de Pesquisas Institucionais da Firjan
Rita Afonso | Professora da UFRJ na FACC e membro do comitê gestor da ManaMano

Mediação:
Julia Zardo | Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan