Escrever com IA é criar? O que a pesquisa do MIT ensina sobre autoria e aprendizagem

Edição reuniu especialistas para discutir se a IA estimula a criatividade na escrita ou apenas reproduz conteúdos

em 03/09/2025

Usar IA para escrever estimula a criatividade ou apenas reproduz conteúdos? Na 10ª edição do Aquário Edu Casa Firjan, realizada no dia 27 de agosto de 2025, discutimos os impactos da IA generativa na educação com base em uma pesquisa do MIT. 

Como destaque, Ivam Cabral o idealizador da peça Uma Peça Para Salvar o Mundo, apresentou um trecho do espetáculo dos Satyros — uma experiência de teatro ciborgue, onde avatares interativos criados com IA colhem ideias do público em tempo real. Assista na íntegra e veja como a IA e a criatividade se conectaram! 

Participantes: 
Ivam Cabral | Ator, diretor e dramaturgo
Roberta Freitas | Mestre em Estudos da Linguagem e líder do Grupo de Educadores Google do Rio de Janeiro. 

Mediação: 
Geovane Barone | Analista de Inovação Educacional da Casa Firjan

Em destaque
Como identificar tendências e antecipar o futuro do seu negócio

Mapear cenários futuros e criar planejamentos para seu negócio são essenciais em um contexto desafiador

em 22/06/2023

Decifrando o Linkedin #4: Quatro passos para se tornar um influenciador corporativo

Descubra quais são os passos e como melhorar sua presença profissional no meio digital

em 19/04/2023

ESG e a meta net zero: estratégias para reduzir até zerar as emissões de carbono nas empresas

Encontro on-line contou com a apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre a maturidade na jornada net zero nas empresas brasileiras

em 27/03/2023