Síntese do Diálogos da Inovação: Colaborações inusitadas de fomento à inovação – Holanda

Especialistas debateram como fomentar a criação de ambientes

em 30/09/2021

A criação de ambientes onde se possa estimular a criatividade e a colaboração foi tema da 3ª edição da série Diálogos da Inovação 2021, série realizada pela Firjan em parceria com a Faperj e com o Consulado da Holanda. O tema do debate Colaborações Inusitadas de Fomento à Inovação, ocorrido em 15/07, surgiu a partir da afirmação de Nicholas Bloom, da Universidade de Stanford, de que o movimento global de home office, potencializado pela pandemia da Covid-19, pode gerar uma queda na produtividade mundial e ameaçar o crescimento econômico por vários anos, em consequência da correlação entre colaboração presencial e inovação.

BAIXE A SÍNTESE

A diretora do Centro de Estudos para Colaborações Inusitadas da Holanda (CUco), Corinne Lamain, afirmou que é preciso pensar em diferentes perspectivas para solucionar os problemas complexos que a sociedade em geral está enfrentando. Já para a mediadora do encontro, Ruth Mello, assessora da Diretoria de Tecnologia da Faperj, a colaboração deve ser um aprendizado.

“As relações são fundamentais na inovação. É importante que isso esteja sendo estudado, a área das Ciências Sociais e Humanas entrando um pouco na área da inovação tecnológica”, endossou José Alberto Aranha, membro do Conselho Estratégico da Casa Firjan e presidente do Conselho da Anprotec.
 

Tópicos:
  • Diálogos da Inovação
  • Ecossistema de Inovação
  • Ambientes de Inovação
Em destaque
Sínteses Pensa Rio 2021

Documento interativo apresenta os destaques de todas as edições do programa em 2021

em 10/06/2022

Sínteses 21ª Síntese Pensa Rio | Geração X,Y e Z: benefícios da colaboração entre gerações

"Em cada fase da vida, temos potencialidades e quando elas se conectam com todas as outras gerações, a gente enriquece", aponta Márcia Tavares

em 11/02/2022

Sínteses 20ª Síntese Pensa Rio | Música e Identidade: a força criativa do Rio

"A Indústria Musical não é só para o palco, é preciso pensar nas estratégias de como ter novas fontes de receita", aponta Leo Feijó

em 11/01/2022