18ª Síntese Pensa Rio: Quais os caminhos para um estado mais acessível e sustentável?

Fenômeno da informalidade está atrelado a um padrão do uso do solo ineficaz e desorganizado

em 25/09/2021

18ª Síntese Pensa Rio: Quais os caminhos para um estado mais acessível e sustentável?

Segundo Phillip Yang, fundador do Instituto URBEM, cerca de 80% das construções no Brasil não receberam o apoio de algum profissional habilitado, isto é, 80% das concessões são informais. O dado, apresentado na 18ª edição do Pensa Rio “Quais os caminhos para um estado mais acessível e sustentável?”, é apenas uma das questões a serem solucionadas na busca por um estado mais resiliente. 

Durante o encontro on-line, Washington Fajardo, secretário de Planejamento Urbano do Município do Rio de Janeiro, destacou que o fenômeno da informalidade, bem como o controle de territórios por grupos criminosos, são processos atrelados a um padrão do uso do solo ineficaz e desorganizado. 

Com base nesta discussão, a Casa Firjan desenvolveu um conjunto de infográficos para sintetizar as principais ideias e soluções debatidas e identificadas no evento. O objetivo desta síntese visual é trazer informações que contribuam para o debate sobre novos caminhos para o estado do Rio de Janeiro. 

BAIXE A SÍNTESE

Assista à 18 edição do Pensa Rio na íntegra:

Tópicos:
  • Pensa Rio
  • Rio de Janeiro
Em destaque
Sínteses Pensa Rio 2021

Documento interativo apresenta os destaques de todas as edições do programa em 2021

em 10/06/2022

Sínteses 21ª Síntese Pensa Rio | Geração X,Y e Z: benefícios da colaboração entre gerações

"Em cada fase da vida, temos potencialidades e quando elas se conectam com todas as outras gerações, a gente enriquece", aponta Márcia Tavares

em 11/02/2022

Sínteses 20ª Síntese Pensa Rio | Música e Identidade: a força criativa do Rio

"A Indústria Musical não é só para o palco, é preciso pensar nas estratégias de como ter novas fontes de receita", aponta Leo Feijó

em 11/01/2022