18ª Síntese Pensa Rio: Quais os caminhos para um estado mais acessível e sustentável?
Fenômeno da informalidade está atrelado a um padrão do uso do solo ineficaz e desorganizado
em 25/09/2021

Segundo Phillip Yang, fundador do Instituto URBEM, cerca de 80% das construções no Brasil não receberam o apoio de algum profissional habilitado, isto é, 80% das concessões são informais. O dado, apresentado na 18ª edição do Pensa Rio “Quais os caminhos para um estado mais acessível e sustentável?”, é apenas uma das questões a serem solucionadas na busca por um estado mais resiliente.
Durante o encontro on-line, Washington Fajardo, secretário de Planejamento Urbano do Município do Rio de Janeiro, destacou que o fenômeno da informalidade, bem como o controle de territórios por grupos criminosos, são processos atrelados a um padrão do uso do solo ineficaz e desorganizado.
Com base nesta discussão, a Casa Firjan desenvolveu um conjunto de infográficos para sintetizar as principais ideias e soluções debatidas e identificadas no evento. O objetivo desta síntese visual é trazer informações que contribuam para o debate sobre novos caminhos para o estado do Rio de Janeiro.
BAIXE A SÍNTESE
Assista à 18 edição do Pensa Rio na íntegra:
- Pensa Rio
- Rio de Janeiro

Documento interativo apresenta os destaques de todas as edições do programa em 2021
em 10/06/2022
"Em cada fase da vida, temos potencialidades e quando elas se conectam com todas as outras gerações, a gente enriquece", aponta Márcia Tavares
em 11/02/2022
"A Indústria Musical não é só para o palco, é preciso pensar nas estratégias de como ter novas fontes de receita", aponta Leo Feijó
em 11/01/2022