Virada Sustentável debate economia circular e saneamento na Casa Firjan

O painel Água e Saneamento contou com participação de Jorge Peron

21/10/2019

Virada Sustentável debate economia circular e saneamento na Casa Firjan Virada Sustentável debate economia circular e saneamento na Casa Firjan

A Virada Sustentável, maior movimento de mobilização e educação para a sustentabilidade na América Latina, teve a Casa Firjan como um de seus palcos. Além da cerimônia de abertura, a unidade sediou o Fórum do evento, em que foram debatidos temas como economia circular e saneamento básico. O eixo da programação da Virada, realizada de 18 a 20/10, foram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.


O painel Água e Saneamento, em 18/10, contou com participação de Jorge Peron, gerente de Sustentabilidade da Firjan. Os participantes concordaram que o estado do Rio ainda tem muito a avançar sobre o tema. Segundo Peron, as metas para melhorar esse gargalo são claras, mas o Poder Público não conseguirá fazer isso sozinho: a iniciativa privada precisa participar mais.


“Pesquisa do Instituto Trata Brasil mostra que, ainda hoje, quase metade da população brasileira ainda não tem acesso à coleta de esgoto e pelo menos 35 milhões não são abastecidos com água potável. Para sanar esse gargalo o governo federal estimou investimentos de R$ 80 bilhões em 20 anos. Fica claro que essa meta não será alcançada sem a ajuda da iniciativa privada. Parcerias público-privadas são oportunidades”, detalhou Peron.

Participaram também do debate Luiz Firmino, arquiteto e urbanista; Tatiana Mattos, representante da Fundação Rio Águas; e Eloísa Torres, do Instituto Baía de Guanabara.

Reciclagem

O painel Economia Circular: o ciclo do alumínio, em 18/10, foi mediado por Carolina Zoccoli, especialista em Meio Ambiente da Firjan. “A teoria da economia circular nós já sabemos. Agora, devemos focar em cases e em como aplicá-la no dia a dia. Precisamos atuar na mudança do mindset empresarial e no comportamento do consumo, bem como ajustar as políticas públicas sobre o tema”, ressaltou.  


Um exemplo de atuação em reciclagem de alumínio foi dado por Gustavo Faria, gerente de Negócios da Novelis, empresa líder no setor desse material. “Começamos reciclando 30 mil toneladas de laminados. Hoje, são 50 mil, mais de 17 bilhões de latas por ano. Para isso, contamos, entre outras ações, com redes de captação e incentivo às cooperativas de coleta de latas”, explicou.


Estevão Braga, chefe de Sustentabilidade na Ball, fabricante de latas de alumínio, destacou o papel imprescindível da circularidade no setor. “O resíduo é uma falha de design. As latas de alumínio, depois de muito tempo de conscientização, hoje têm taxas de reciclagem altíssimas. Olhando para frente, vemos cada vez mais essa cadeia adotando práticas circulares”, ponderou.



Participaram também do painel Fe Cortez, fundadora do Menos 1 Lixo; e Tião Santos, representante da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho. Na ocasião, ainda foi exibido o documentário “Um presente à prova de futuro”, dos diretores Eduardo Rajabally e Sylvio Rocha, com duração de 12 minutos.



Exposição 

O público presente à Virada Sustentável na Casa Firjan também teve oportunidade de conferir a exposição Mulheres do Xingu, da fotógrafa paulistana Sitah. O trabalho destaca a questão da resistência e da representatividade femininas.