Confira nossos cursos e oficinas em fevereiro

Férias também são período de aprendizado e capacitação

02/01/2020

Confira nossos cursos e oficinas em fevereiro Confira nossos cursos e oficinas em fevereiro

Férias também são período de aprendizado e capacitação na Casa Firjan: A partir de 18/01, o espaço sediará cursos e oficinas para profissionais, grupos de pais e filhos, e demais interessados em criação interativa. Um dos destaques é o curso de Férias Maker, que será ministrado de 10 a 14 de fevereiro, destinado a jovens que almejam explorar ferramentas tecnológicas para criação de soluções em um laboratório maker.

 

Método que ganha as salas de aula no Brasil e no Mundo, a Gamificação para Educadores é outra formação disponível para especialistas e empreendedores da área de educação buscarem novas formas para engajar estudantes.

 

Já crianças e adolescentes podem participar com os responsáveis da Oficina de Scratch, linguagem de programação que segue uma lógica de fácil compreensão por quem não conhece os tradicionais códigos da área. Também haverá outra oficina de Scratch, destinada aos educadores. “Toda a programação é voltada para quem estuda e quem educa, em um ambiente criativo e de muita interação. Uma ótima oportunidade para aproveitar o tempo livre, aprender e se desenvolver”, ressalta Mariana Teixeira, especialista de conteúdo integrado da Casa Firjan.


Confira a programação abaixo:



Férias Maker

O curso de Férias Maker é destinado a jovens que querem explorar ferramentas tecnológicas em um laboratório maker que abrange o universo da criação. De acordo com Felipe Laranja, docente e educador da Firjan SENAI, ao longo de uma semana será possível desenvolver soluções inspiradas em desafios da cidade do Rio de Janeiro, por meio da reflexão dos próprios participantes. “Vamos organizar uma semana de atividades ‘mão na massa’ dentro do FabLab da Casa Firjan.

 

Os participantes, por meio de ferramentas tecnológicas, como corte a laser, impressão 3D e Arduino, irão construir dispositivos no laboratório de fabricação digital que possam ser usados como soluções para os desafios propostos”, explica. 

 

Entre as habilidades que poderão ser desenvolvidas estão a contextualização de problemas, pensamento computacional, materialização de ideias e criatividade.

 
Serviço:

Curso: Férias Maker

Quando: 10 a 14 de fevereiro, das 13h às 17h

Quanto: R$ 1.278,00
Inscreva-se

 
Gamificação para Educadores 

Indicado para educadores, empreendedores e profissionais interessados em inovar métodos e processos, o curso vai ensinar as ferramentas de games usadas para desafiar os alunos a experimentar a aplicação de mecânicas de jogos em projetos educacionais. Durante três dias, Guilherme Xavier, doutor em design, utilizará instrumental teórico para reconhecer onde tais estratégias podem ser aplicadas e realizar estudos de caso de projetos de gamificação. 

Métricas e avaliação de resultados também estarão na pauta do curso.

 

“O grande pulo do gato desse conhecimento é a melhoria do diálogo com o aluno. Ao aproximar do universo do jovem, há estímulo ao aprendizado, devido à forma lúdica e criativa que o conteúdo passa a ser apresentado. Uma prova, por exemplo, pode deixar de ser encarada como algo desinteressante quando passa a contar com elementos de games, como desafios, obstáculos e ganhos de experiência. O curso ensina a usar esses recursos. Não necessariamente, o professor desenvolverá os jogos em si”, reforça Xavier.

 

Quem desejar fazer uma degustação do curso terá a oportunidade de assistir a aula aberta e gratuita que ocorre na Casa Firjan em 25/01, das 9h às 11h. 

 
Serviço:

Curso: Gamificação para educadores

Quando: 01/02 e 08/02, das 9h às 16h, e 15/02, das 9h às 13h

Quanto: R$ 676,51
Esgotado