Casa Firjan lança podcast Pensa Rio e aponta caminhos para o desenvolvimento fluminense

Com apresentação de Julia Zardo e curadoria de José Luiz Alqueres, podcast reúne especialistas e aponta caminhos para o desenvolvimento do estado

23/06/2022

Casa Firjan lança podcast Pensa Rio e aponta caminhos para o desenvolvimento fluminense Casa Firjan lança podcast Pensa Rio e aponta caminhos para o desenvolvimento fluminense

Quinzenalmente protagonistas do poder público, da academia e de diversos segmentos da indústria serão convidados a falar de questões e desafios do estado do Rio de Janeiro. Lançado nesta quinta-feira, 23/06, o podcast Pensa Rio pode ser acessado no site da Firjan e nas plataformas de áudio como Spotify e Deezer. O programa mantém a ideia do projeto lançado em 2021 - apontar caminhos e soluções para o desenvolvimento do estado -, mas se apresenta, agora, em áudio.



OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST PENSA RIO



José Luiz Alquéres, presidente do Conselho Estratégico da Casa Firjan, diz que o projeto será um centro de reflexão para a geração de debates, a fim de promover qualidade de vida de cidades e regiões. “Durante o primeiro ano, realizamos uma série de reuniões com pessoas mais significativas da cultura e do ambiente de negócios do Rio de Janeiro e do desenvolvimento fluminense. Mais de 3 mil pessoas participaram. A ideia dos podcasts e de sua divulgação é levar esse tipo de conhecimento a um público muito maior”, explicou.



Os três primeiros episódios já foram gravados, adianta Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan: “no primeiro, Sérgio Besserman, conselheiro e curador de Clima e Sustentabilidade do Museu do Amanhã, debate a influência e a participação do estado do Rio na pauta ambiental e o potencial de mudança no caso da Amazônia. No segundo programa, Vinícius Oberg, secretário de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, e Maurício Guedes, diretor tecnológico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), falam sobre desenvolvimento e inovação na Região Serrana. O terceiro episódio é sobre Amazônia Criativa, com a cineasta Paula Barreto e o investidor Tomás Tosta de Sá”.



E-book interativo Pensa Rio



O Pensa Rio foi delineado no ano passado, a partir de uma demanda do Conselho Estratégico da Casa Firjan, que tem como um dos objetivos a promoção de um diálogo permanente com a sociedade. Em 2021, foram realizados 20 encontros virtuais. Toda essa produção de conhecimentos foi compilada e transformada num e-book interativo.



CLIQUE AQUI E ACESSE A SÍNTESE PENSA RIO 2021