Casa Firjan apresenta exposição Decupagem, de Iole de Freitas

Um espaço de inovação comprometido com a reflexão e a criação

11/11/2019

Casa Firjan apresenta exposição Decupagem, de Iole de Freitas Casa Firjan apresenta exposição Decupagem, de Iole de Freitas

Um espaço de inovação comprometido com a reflexão e a criação de propostas para os desafios da nova economia, a Casa Firjan, em Botafogo, recebe, no 16 de novembro, a exposição Decupagem Iole de Freitas. A mostra gratuita focaliza momentos diversos da produção da artista contemporânea, desde os anos 1970 até a atualidade, acompanhando o desdobramento de questões que lidam com corpos e espaços. A curadoria é de João Bandeira.



“Arte para mim é invenção e poesia. É por isso que a exposição Decupagem apresenta desenhos, obras, registros fotográficos e documentos que marcaram o processo inventivo, de pensamento e de inovação do meu processo artístico ao longo de 45 anos”, comenta.



Tecido de plástico, espuma, inox, papel e fios de cobre são apenas alguns dos materiais utilizados pela artista que cedeu boa parte de suas realizações para o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) de São Paulo. “Poder levar o meu trabalho para a Casa Firjan, esse espaço que abre as portas para o público e que apresenta alta qualidade de manutenção e preservação das características arquitetônicas é uma grande satisfação”, complementa.



A Exposição Decupagem, que ficará aberta ao público até março de 2020, também reforça os pilares da Casa Firjan, inovação e nova economia. “A mostra é um convite para viajarmos pelo processo criativo da artista, que inspira e nos leva a refletir pelos caminhos da arte e da inovação”, afirma Isabella Rosado Nunes, assessora de projetos especiais da Casa Firjan.



A inauguração ocorrerá às 12h do sábado, 16 de novembro. Depois disso, às 13h, haverá uma visitação guiada com a artista Iole de Freitas e o curador João Bandeira. A exposição integra o Programa Casa Aberta, que tem como objetivo convidar novos públicos e, por meio da arte e da cultura, informar e provocar reflexões.



Sobre a artista



Considerada uma das artistas contemporâneas mais expressivas do Brasil, Iole de Freitas tem na bagagem a participação em mostras internacionais, como 9ª Bienal de Paris, 15ª Bienal de São Paulo, 5ª Bienal do Mercosul e Documenta 12, em Kassel, Alemanha. Sejam eles individuais ou coletivos, seus trabalhos integram importantes coleções, entre eles o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea de Niterói; Museu de Belas Artes, RJ; Museu do Açude, RJ; Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro; Museu de Arte do Rio (MAR); Bronx Museum (EUA); Winnipeg Art Gallery (Canadá); e Daros Foundation (Suíça). Boa parte de suas obras também podem ser prestigiadas no Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo (IAC), iniciativa dedicada à preservação da memória de artistas brasileiros. Além dela só mais seis artistas ganharam essa atenção, todos homens. “Sou a única viva que está, produzindo”, finaliza. 



Sobre a Casa Firjan



Patrimônio histórico e cultural do Rio, a Casa Firjan, datada de 1906, passou por um processo de restauro primoroso, acompanhado pelos órgãos municipal e estadual de proteção ao patrimônio. O espaço se propõe a dialogar com diferentes públicos e ecossistemas para a construção de propostas voltadas ao incremento da atividade econômica. É nesse contexto que oferece palestras, cursos, fóruns empresarias e projetos de inovação que se conectam com as novas competências exigidas pelo profissional do futuro e a sociedade em constante transformação.



Serviço:



O que? Exposição Decupagem Iole de Freitas
Quando? De 16 de novembro a 8 de março
Inaguração e visita guiada:  Sábado, 16 de novembro, às 13h
Onde? Casa Firjan, Rua Guilhermina Guinle, 211
Horários: Terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 12h às 18h
Entrada gratuita