Confira a facilitação gráfica do Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis 2020

Resumos visuais mostram os destaques das palestras e painéis do evento

em 17/12/2020

Confira a facilitação gráfica do Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis 2020

Inspirado na teoria do Cone de Futuros, de Joseph Voros, e na competência da adaptabilidade, em novembro o Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis 2020 reuniu palestrantes nacionais e internacionais para debater juntos a construção de futuros desejáveis, com destaque para as temáticas da inovação, gestão, produtividade, futuro e nova economia.

Além da transmissão ao vivo e gratuita dos três dias de palestras e painéis (todos os vídeos estão disponíveis aqui), o evento contou também com cobertura da Céu Azul Facilitação. Os principais temas debatidos foram destacados e organizados por meio de desenhos, palavras-chave, infográficos e letterings. Confira abaixo:

DIA 1 - LIDERANÇA PARA O FUTURO

A adaptabilidade é competência fundamental para reagir estrategicamente às mudanças. Começamos o primeiro dia sendo provocados a enxergar empresas como sistemas vivos e adaptáveis. Depois, aprofundamos nas temáticas de gestão - desconstruindo modelos tradicionais; produtividade - refletindo sobre o protagonismo do ágil e do digital; e inovação - rompendo o mito de que precisa-se de muito para inovar. Para fechar este dia, e para nos ajudar a enfrentar tantos desafios, entendemos como ser líderes mais empáticos com nossas equipes e com nós mesmos.

ASSISTA ÀS PALESTRAS E PAINÉIS DO DIA 1

1.1

 

1.2

 

1.3

 

1.4

 

1.5

 

DIA 2 - ESTUDOS DE FUTUROS

Servindo como uma ponte entre os sinais fortes e os fracos, o segundo dia do festival teve como foco os Estudos de Futuros e sua importância. O ponto de partida foi uma reflexão sobre como adaptar as escolhas do presente e como elas são capazes de determinar como será o futuro. Debatemos sobre o papel social das empresas na construção de futuros desejáveis e como pensar e construir futuros, explorando ferramentas, metodologias e a aplicabilidade dentro das empresas. Fomos provocados sobre a necessidade da pluralidade do olhar ao pensar futuros e, por fim, fechamos o dia sendo inspirados pelas macrotendências de 2021-2022 do Lab de Tendências da Casa Firjan.

ASSISTA ÀS PALESTRAS E PAINÉIS DO DIA 2

2.1

 

2.2

 

2.3

 

2.4

 

2.5

 

2.6

 

DIA 3 - O FUTURO É ADAPTÁVEL?

No terceiro dia, exploramos um cenário futuro baseado em sinais fracos onde não é apenas o ser vivo quem precisa e aprende a se adaptar, mas tudo em sua volta também compartilha desta mesma capacidade. Ao longo do dia vimos exemplos de como o mundo físico poderá se reinventar com tecnologias como a biofabricação, realidade virtual e Internet de Tudo (IoE). E enquanto o físico tenta se adaptar aos nossos desejos e necessidades, o mundo virtual passa a ter um papel cada vez mais preponderante em nossas vidas com a hiperdigitalização acelerada e a chegada da era do Metaverso. Com um debate sobre as implicações sociais e éticas desses avanços tecnológicos, finalizamos nossa jornada.

ASSISTA ÀS PALESTRAS E PAINÉIS DO DIA 3

3.1

 

3.2

 

3.3

 

3.4

Tópicos:
  • Festival Futuros Possíveis
  • Pensamento Visual
  • Summit Firjan IEL
  • Adaptabilidade
Em destaque
Festival Futuros Possíveis Publicação Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis 2020

Documento apresenta os principais destaques do evento, que pela primeira vez aconteceu 100% on-line

em 16/11/2021

Festival Futuros Possíveis Vem aí: Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis 2021

"Repensando a performance" será a temática central do evento este ano

em 21/10/2021

Festival Futuros Possíveis Bate-papo com Stevens Rehen, Robert Anderson e Dina Zielinski

Palestrantes participaram da trilha "Transcendendo a fronteira do que é ser humano", na 2ª edição do Festival Futuros Possíveis

em 20/05/2020