Report Macrotendências 2022-2023
Cenários de futuros possíveis para os próximos dois anos impactam o planejamento das empresas
em 11/01/2022

A pandemia amplificou e acelerou questões que já estavam latentes na sociedade. Temas como a urgência da digitalização dos negócios, a compreensão da internet como um item de necessidade básica e o processo de renovação no mundo do trabalho, levando em conta a flexibilidade de tempo e geográfica, impuseram desafios urgentes para as empresas.
É justamente para ajudar no enfrentamento desses e de tantos outros desafios que o Lab de Tendências da Casa Firjan apresenta o report Macrotendências 2022-2023, documento que antecipa cenários de futuros possíveis para que as empresas possam desenvolver planejamentos estratégicos adaptáveis e prontos para o futuro.
Além dos cenários de futuros possíveis mapeados pela equipe multidisciplinar da Casa Firjan - CyberTopia, AlterMundo e PluriDiverso -, o documento apresenta vetores de mudança e desafios e impactos para os negócios que precisarão estar no centro das atenções de líderes e gestores nos próximos anos.
O Lab de Tendências da Casa Firjan
Somos um núcleo de pesquisa estratégica para apoiar empresas, indústrias e profissionais na antecipação de temas de impacto, promovendo novas abordagens e estimulando pensamentos e ações inovadoras de forma periódica e contínua para que as empresas mantenham sua relevância e competitividade.
Baixe também:
Report Macrotendências 2021-2022
Report Macrotendências 2020-2021
Report Macrotendências 2019-2020
🔭 Oficina Estudos de Futuros
Estão abertas as inscrições para a Oficina Estudos de Futuros, ministrada pelo Lab de Tendências da Casa Firjan. A oficina foi desenvolvida para que líderes e profissionais aprendam a mapear sinais e analisar possíveis cenários futuros - competências fundamentais para planejamentos estratégicos adaptáveis, eficientes e assertivos.
INSCREVA-SE
- Lab de Tendências
- Futuro
- Macrotendências
- Gestão
- Liderança
- Festival Futuros Possíveis

Estratégias de UX podem ser desenhadas para gerar experiências memoráveis, o que auxilia na consolidação da relação com os consumidores
em 23/05/2022
A incorporação da pauta ambiental na cultura organizacional é um diferencial para que as ações climáticas sejam efetivadas
em 16/05/2022
Avatares 3D, também chamados de influenciadores virtuais, criam identificação com as pessoas, ampliam a voz das marcas e colaboram com estratégias de conteúdo
em 11/04/2022