Agenda

Apresentação do projeto É do Rio! Arquitetura

18 de fevereiro de 2020

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito concedido pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). 

Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos - o UIA2020RIO, que acontece entre os dias 19 e 23 de julho com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. A organização do evento espera um público de aproximadamente 20mil arquitetos, urbanistas, paisagistas, estudantes e pessoas interessadas em debater soluções para espaços urbanos mais justos, democráticos e sustentáveis.

A arquitetura materializa épocas e constrói um repertorio para a fruição. Giulio Carlo Argan pensou a cidade como obra de arte. Ítalo Calvino percebeu a cidade como experiência e sugeriu possíveis desdobramentos poéticos. 

Sob esta perspectiva, a Ajorio lança o projeto É do Rio! Arquitetura – Criação e Produção de Joias e Bijuterias com Inspiração no Capital Cultural do Rio de Janeiro com a curadoria de Regina Machado*. Reunindo memória e imaginação, patrimônio e contemporaneidade convidamos os criativos a pensarem formas que a cidade do Rio de Janeiro poderia ser... se não fosse uma cidade.

Programação

Na parte da manhã serão apresentadas uma sequência de palestras inspiracionais visando a sensibilização dos olhares dos participantes.

Palestra 1: Rio de Janeiro, cidade musa - O conteúdo destacará, por meio de imagens e conceitos, a sintonia entre os estilos arquitetônicos, os espíritos das épocas e a poética original da cidade do Rio de Janeiro.

Palestrante: Regina Machado. Arquiteta, mestre em Comunicação dos Sistemas Simbólicos, doutora em Comunicação em Cultura, é autora de artigos em congressos e livros sobre design de produtos e do livro A Joia do Rio.

Palestra 2: O patrimônio arquitetônico entre a memória e a experiência contemporânea - O conteúdo destacará, por meio de imagens e conceitos, a história da arquitetura carioca, os detalhes, os estilos, o ecletismo e a modernidade desse repertório.

Palestrante: Manoel Vieira, arquiteto, Superintendente do IPHAN RJ.

Palestra 3: As cidades e as pautas do congresso mundial de arquitetura - O conteúdo destacará as novas questões, os desafios e as ideias de futuro dos projetos de cidades.

Palestrante: Luiz Fernando Janot, arquiteto e urbanista, professor da UFRJ, Membro do Comitê Executivo do 27° Congresso Mundial de Arquitetos - UIA2020RIO

ALMOÇO LIVRE

Visita guiada Casa Firjan: para observação dos detalhes do projeto original da arquitetura da Casa Firjan e sua integração com a experiência contemporânea.

Oficina criativa coletiva: O objetivo desta oficina é a elaboração de exercícios para registro das ideias individuais de cada um dos participantes. Nesta etapa, os designers receberão orientação da curadora do projeto. Serão identificadas, estimuladas e respeitadas as soluções personalizadas de acordo com a cultura empresarial dos participantes.

A curadora do projeto

reginamachado
Arquiteta, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ, Regina Machado realizou estudos e pesquisas na área de História da Cultura (PUC-RIO), com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Foi professora de História da Arte e Semiótica da Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida onde criou e foi coordenadora técnica do curso de graduação em Design de Joias. Professora convidada do curso de Graduação em Moda da Universidade Estadual de Londrina e da pós-graduação em Design de Joias da Universidade Estadual de Minas Gerais. Atuou como consultora para desenvolvimento de produtos em design do Sebrae e Senac e como pesquisadora de tendências de comportamento de consumo e moda do IBGM e do grupo de estudos Ethos.

SERVIÇO

Data: 18 de fevereiro de 2020

Horário: 09h30 às 18h

Tipo: Eventos

Preço: Gratuito

Quero participar Ver todos os eventos >