Inscreva-se nos próximos cursos para educadores da Casa Firjan

Cursos são gratuitos e exclusivos para profissionais da educação básica do Estado do Rio de Janeiro

19/04/2024

Inscreva-se nos próximos cursos para educadores da Casa Firjan

No dia 25 de abril, a partir das 10h, estarão abertos os processos seletivos para os próximos cursos gratuitos de Educação Continuada do Portfólio Firjan SESI para Educadores da Casa Firjan. Os cursos promovem, através de um ambiente crítico-reflexivo, a qualificação de profissionais da educação básica em temáticas emergentes sob uma perspectiva inovadora.

Saiba mais sobre o Portfólio Firjan SESI para Educadores

Neste processo seletivo, serão oferecidos dois cursos presenciais, gratuitos e exclusivos para profissionais da educação básica do Estado do Rio de Janeiro com experiências ou envolvimento pedagógico nos segmentos correspondentes às formações. Os cursos são abertos para educadores(as) de todas as áreas e não é preciso ter conhecimento prévio nas temáticas. 

⚠️ As inscrições iniciam no dia 25 e vão até 30 de abril - ou até todas as vagas estarem preenchidas. Cada candidato(a) pode se inscrever em apenas um curso. 

🟧 Escuta Sensível e vulnerabilidade na Educação

Datas: 04 e 11/05 (sábados)
Horário: das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h
Carga horária: 15h presenciais (Casa Firjan) + 5h (on-line)
Vagas disponíveis: 30 
Público-alvo: profissionais da Educação de todos os segmentos interessados na temática.

Saiba mais: O curso tem foco na definição e na importância da escuta sensível no contexto educacional, trabalhando o conceito de vulnerabilidade e seu impacto nas relações educativas, a reflexão sobre a influência da escuta na construção de ambientes mais inclusivos e acolhedores e o desenvolvimento da habilidade de escuta sensível. Além disso, o curso mobilizará nos docentes a importância de relacionar empatia e escuta sensível, bem como de compreender o papel da vulnerabilidade no processo de aprendizado. O curso possui um importante compromisso de desmistificação de estigmas associados à vulnerabilidade na educação, por meio de abordagens que incentivem a reflexão, com atividades dinâmicas e metodologias ativas, além de desenvolver práticas pedagógicas que valorizem a abertura e a autenticidade.
Docente: Eduardo Valladares


INSCREVA-SE 


🟧 Robótica Educacional

Datas: 11, 18 e 25 de maio (sábados) 
Horário: das 08h30 às 13h30
Carga horária: 15h presenciais (Casa Firjan) + 5h (on-line)
Vagas disponíveis: 30
Público-alvo: profissionais da Educação de todos os segmentos interessados na temática.

Saiba mais: O curso visa familiarizar os educadores com os conceitos básicos de robótica e sua aplicação na educação. O objetivo do curso é explorar o uso criativo de materiais alternativos, reaproveitamento de resíduos eletrônicos, estruturas de papel usando técnicas de origami e papercraft e apresentar diferentes plataformas e kits de robótica educacional disponíveis, focando em soluções abertas de Open Hardware e baixo custo. Além disso, o curso explora estratégias e metodologias para integrar a robótica educacional no currículo escolar. Venha aprender como a robótica educacional pode ser usada para promover o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas com seus alunos.
Docentes: João Manoel da Silva Pereira e Akira Okada

INSCREVA-SE