Firjan IEL coordena o programa INOVATUR, dedicado a startups de turismo do Rio

Empresas selecionadas terão acesso a capacitações, mentorias e ações de networking

22/02/2024

Firjan IEL coordena o programa INOVATUR, dedicado a startups de turismo do Rio

O programa INOVATUR é dedicado a empreendedores do setor de turismo que desejam desenvolver e amadurecer suas ideias recebendo, gratuitamente, mentoria, consultoria e capacitação especializadas, conduzidas pela Firjan IEL, em um espaço físico equipado e preparado para o trabalho colaborativo, de forma inteiramente gratuita. Os participantes selecionados contarão também com a facilitação para a imersão no ecossistema de inovação e no trade de turismo carioca.

CONFIRA AQUI O EDITAL E INSCREVA-SE

“A Firjan IEL oferece em seu portfólio diversas soluções para todos os portes de empresas nas temáticas de gestão, produtividade e inovação. Foi com grande satisfação que recebemos a oportunidade de contribuir com a construção e condução do Programa INOVATUR. O propósito da Firjan IEL é impulsionar a indústria fluminense e uma das formas que acreditamos alcançar este objetivo é através da Inovação Aberta. O município do Rio de Janeiro é uma referência nacional e internacional na temática de turismo, temos muitos atributos valorizados pelos visitantes, mas também muitos desafios para tornar nossa cidade mais atrativa para novos negócios e, consequentemente, para a inovação”, explica Daniel Pan, consultor de Conteúdo e Inovação Empresarial da Firjan.

O programa é uma iniciativa pela Secretaria Municipal de Turismo do Rio (SMTUR), visando contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis em uma das áreas que mais atraem investimentos para a cidade. “Ao promover a criatividade, a colaboração e o empreendedorismo, estamos moldando um futuro em que o Rio se destaca como um destino turístico verdadeiramente excepcional, capaz de cativar e inspirar visitantes de todo o mundo", acredita Daniela Maia, secretária de Turismo.

As inscrições e a publicação das normas para o processo seletivo do Programa de Incubação de Empresas INOVATUR, com duração prevista de 8 meses, foram lançadas nessa quinta-feira (22/2). A edição 2024 do programa será executada de forma presencial e direcionada a startups, micro e pequenas empresas, comprovadamente estabelecidas no município do Rio de Janeiro, que apresentem propostas para o amadurecimento de novas soluções tecnológicas, sustentáveis e inovadoras para o setor de turismo da cidade. Serão selecionadas cinco iniciativas a partir de critérios preestabelecidos e descritos em edital. As empresas participantes devem estar já constituídas e com o CNPJ ativo, ser sediadas no município do Rio de Janeiro e ser representadas por três participantes cada, todos maiores de idade, e que estejam desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis ainda em estágio inicial para a área de turismo do município.

A inscrição e a participação no programa são gratuitas e a proposta terá como enfoque a capacitação de seus idealizadores na fase inicial do negócio: modelagem, testes e prototipação. Ao longo do período de incubação os participantes serão qualificados e direcionados visando a modelagem do produto, seu amadurecimento e a minimização dos riscos.

Além de promover uma maior inovação em produtos turísticos, proporcionar um melhor conhecimento da cidade do Rio de Janeiro a partir de novas tecnologias, divulgar a cidade como um ponto relevante de inovação no país, criar oportunidades para o desenvolvimento de startups, micro e pequenas empresas na cidade, fomentar a geração de empregos pelo crescimento das empresas incubadas, o programa ainda tem como objetivo coletar dados para nortear políticas públicas que contribuam para o fortalecimento do sistema regional e nacional de inovação.

INSCREVA-SE AQUI